jump to navigation

O primeiro carro a ser produzido em série Abril 16, 2007

Posted by smart14 in História do Carro.
trackback

Model T

http://www.musclecarclub.com/other-cars/classic/ford-model-t/images/ford-model-t-1a.jpg

História

Em Abril de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o Model T, um veículo robusto, seguro, fácil de guiar e principalmente barato. Qualquer um era capaz de guiá-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico. A fabricação deste modelo ganhou um notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O Model T era o primeiro carro projectado para a manufactura. Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, uma unidade custava US$ 850; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço tinha descido para US$ 290.Por estas razões, o Model T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada a sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o camião Modelo TT. Em 1919, a Ford torna-se a primeira fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do camião dessa linha. Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes como Turquia e Etiópia.Durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até mesmo como ambulância. A produção do Modelo T foi mantida até 1927. Henry Ford concluiu que era hora de o Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos.

Características

Pintura

Até 1914, o Model T foi fabricado em uma série de cores de acordo com a preferência dos consumidores. Em 1915, para cortar custos, o Model T passou a ser produzido exclusivamente na cor preta, situação que perdurou até 1926.

Tanque de combustível

Ficava sob o assento do passageiro da frente. Era preciso retirar o assento para abastecer.

Opcionais

Excepto em alguns períodos e para alguns modelos, faróis e buzinas eram oferecidos como opcionais, mediante pagamento adicional. O farol auxiliar do motorista, eléctrico, com controlo interno, muito útil numa época de má iluminação pública, sempre foi oferecido como opcional.

Comentários»

1. Freitas - Novembro 20, 2008

Parabéns pelo artigo. Irá dar muito jeito para um trabalho que tenho de fazer para a escola.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: