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KDF Abril 13, 2007

Posted by smart14 in História do Carro.
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 KDF

http://www.mrvirtual.com.br/catalogo2/images/fusca.jpg    
 
 

Produção: 1938 – 2003

  

O KDF foi o primeiro modelo fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford modelo T. O último modelo do KDF foi produzido no México em 2003. 

 História 

 A história do KDF é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projecto do KDF envolveu várias firmas e até mesmo o governo do seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projecto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Muitos livros já foram escritos sobre o tema.  

 Apoio de Hitler 

 Nesta época Hitler tinha tomado o poder na Alemanha e estava comprometido com a modernização do país e a recuperação da economia, principalmente do emprego. Entusiasta por carros desde a juventude, Hitler era familiar com a ideia do carro do povo desde os tempos da prisão, onde leu sobre Henry Ford. Para ele a ideia de um “carro do povo” feito por trabalhadores alemães e viajando por todo o país era a exacta realização desta plataforma política. Três opções de engenheiros lhes foram oferecidas: Joseph Ganz, Edmund Rumpler e Ferdinand Porsche. Os primeiros dois eram judeus, e obviamente não agradaram Hitler. Já Porsche era famoso pelo seu trabalho na Daimler, carros que Hitler gostava, e talvez mais importante, era amigo de Jacob Werlin, amigo e assessor para assuntos automobilísticos do ditador.O ditador tinha pronta uma lista de exigências a serem cumpridas por Porsche, caso o contrato fosse efectivamente firmado. Eis algumas características obrigatórias do carro:*                     O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma família alemã da época, e Hitler “não queria separar as crianças de seus pais”). *                     Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h. *                     O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível). *                     O motor que executasse estas tarefas deveria ser refrigerado a ar, (pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento) *                     O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora *                     O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).

O ditador solicitou que Porsche deveria registar as suas ideias no papel, e ele fez o que lhe era mandado em 17 de Janeiro de 1934. Ele encaminhou uma cópia a Hitler e publicou o seu estudo chamado “Estudo sobre o Desenho e Construção do Carro Popular Alemão”. Ali Porsche discorreu sobre a situação do mercado, as necessidades do povo alemão, a sua convicção na viabilidade de um motor à gasolina e traseiro (ao contrário do que Hitler queria) e, principalmente, fez um estudo comparativo com outros carros alemães frente ao seu projecto, onde concluía pela inviabilidade de vender o carro por menos de 1.500,00 RM. Hitler leu o estudo, mas manteve-se irredutível quanto à questão do preço, o que preocupou Porsche.Após alguns discursos sobre o projecto, Hitler finalmente colocaria a Associação de Fabricantes de Automóveis Alemães (RDA, na sigla em alemão) encarregada da execução do projecto. Apesar dos temores de Porsche, Werlin convenceu-o a aceitar a verba de vinte mil marcos por mês para desenvolver o projecto. Assim, em 22 de Junho de 1934 o contrato foi assinado, e os equipamentos foram instalados na casa de Porsche
em Stuttgart. A equipa de Porsche era liderada por Karl Rabe, e contava com o designer Erwin Komenda, Franz Xaver Reimspiess, Joseph Kales, Karl Fröhlich, Josef Mickl, Josef Zahradnik, e o filho de Porsche, Ferry.

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