jump to navigation

Opel Abril 9, 2007

Posted by pepe2 in História do Carro.
trackback

opel2.jpg

 

A fábrica alemã de automóveis Opel foi fundada em 1898, em Ruszelsheim, por cinco irmãos da família Opel. Nesse ano, depois de comprarem a firma Lutzmann, produziram o primeiro carro Opel. Tratava-se de um Opel-Lutzmann com um motor monocilíndrico.
Entretanto, a Opel começou a fabricar, sob licença, viaturas Darracq, até que em 1902 voltou a produzir carros próprios, como o 10/12 de 1800cc, seguido em 1903 por uma versão de quatro cilindros.
A Opel envolveu-se nesta época em corridas de automóveis com bastante sucesso, ao mesmo tempo que fazia aumentar a sua gama de carros para o público em geral.
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Opel continuou a comercializar os modelos anteriores ao conflito.
Em 1923 introduziu o conceito de fabricação em série e no ano seguinte apresentou um modelo novo, o 4/12, caracterizado por ser um carro de cor verde.
Em 1928 a General Motors, dos Estados Unidos da América, comprou grande parte das acções da Opel. No ano seguinte, a marca alemã lançou o seu primeiro modelo de oito cilindros, de 6000cc, dentro do estilo norte-americano.
Até 1940 a Opel lançou três modelos importantes e, entretanto, deixou de usar números para os designar. Assim, surgiram, sucessivamente, o Kadett, o Olympia e o Kapitan.
No entanto, aconteceu a Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945 e a produção de automóveis parou. Logo após o final do conflito, o Kadett reapareceu, mas na Rússia, com a designação Moskovitch. Na Alemanha foi reactivada a produção em 1947 com o Olympia, que em 1953 passou a ser o Opel Rekord.
Em 1962 foi lançado um novo Kadett e em 1968 outro Olympia, que dois anos depois foi substituído pelo Ascona. Ainda em 1970 a Opel apresentou o desportivo Manta.
Em 1982 surgiu um dos carros mais populares de sempre da Opel, o pequeno Corsa, que três anos depois foi redesenhado. Mais de vinte anos depois, após várias reformas, o Corsa continuava a ser vendido em todo o mundo. Em 1986 o Rekord foi substituído pelo Omega, modelo que em 1994 sofreu uma profunda remodelação.
O desportivo Vectra apareceu em 1988, para ser remodelado em 1992.
O também muito popular Kadett foi substituído em 1991 pelo Astra, designação que no Reino Unido já era usada há muitos anos pela Vauxhall, empresa do Grupo Opel.
O pequeno desportivo Tigra, que também fez muito sucesso, apareceu em 1994, tendo por base a versão mais potente do Opel Corsa.
A nível de veículos todo-o-terreno, a Opel lançou em 1991 o jipe Frontera e em 1993 o Monterey, ambos baseados
em modelos Isuzu, do grupo General Motors.
Nos anos seguintes foram continuamente apresentadas novas versões dos carros que já constituíam a gama Opel.

Os carros da marca mais conhecidos actualmente são:

 

 

Opel Corsa

opel_corsa-001.jpg

 http://autoimage.autoweb.cz/opel/Opel_Corsa-001.jpg 

Opel Astra (novo em Setembro 2009) 

http://www.channel4.com/4car/media/features/2008/future-car-drawings/03-large/opel-astra-2009.jpg

 

Opel Agila (novo em Agosto 2008)

http://www.motor-talk.de/images/News/2004-01/12250pix1hires.jpg

Comentários»

1. Anónimo - Setembro 16, 2011

[…] […]

132456798+ - Abril 13, 2012

[…] […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: